Juro que estava tentando fazer 595 coisas nos últimos 15 dias, e me esforcei muito pra dar conta de todas elas e acredito que 95% de tudo, fiz com exito. Mas claro, tudo teve um preço. PRECISEI apagar na cama por quase 18 horas para que pudesse continuar no ritmo frenético de vida que estava levando desde a Copa do Mundo, antes que meu corpo pedisse isso com alguma gripe, gastrite ou coisa parecida. Agora acho que o furacão passou... Realmente quero voltar a ter uma rotina, seguir meus rituais.
Por falar nesse assunto, outro dia me dei conta de que minha vida estava, e sempre foi, virada em rituais. Nada comparado a um T.O.C., mas definitivamente não consigo fazer determinada tarefa domestica ou de trabalho extra, ou escrever para o blog, se não fizer tudo na ordem certa.
Meio louco, não? Mas é bem verdade.
Por exemplo: se eu preciso fazer um trabalho para o pós, ou fazer algum texto mais elaborado sobre meus alunos, como os pareceres descritivos, não consigo começar a escrever sem arrumar todas as minhas papeladas, trocar algum móvel de lugar dentro de casa e colocar, pelo menos, duas sacolas de lixo pessoal de professora acumulado fora. Se eu não fizer isso, não consigo pensar!
![]() |
Meu quarto depois da última faxina e troca de móveis |
Mas não é tão simples, toda essa faxina obedece uma ordem também. Tenho que começar pelo quarto, depois ir para a sala, depois o banheiro e por último a cozinha (confesso que as vezes esqueço que tenho área de serviço e sacada). Se por alguma eventualidade, eu sair dessa ordem, não consigo terminar a faxina. E se não terminar, no outro dia preciso organizar cada cômodo na ordem certa para chegar naquele que precisa ser limpo.
Ah rituais!
E pra lavar a louça? Quem disse que consigo fazer isso se a pia não está limpa, organizada e categorizada por tipo de louça?
Primeiro todos os copos e canecas, depois todos os talheres, os pratos em seguida, os potes, e por fim as panelas. Se depois de todos esses rituais ainda estiver com paciência, limpo o fogão. No próximo texto escrevo por que a cozinha é meu tendão de Aquiles...
Enfim, passado todos esses rituais, consegui escrever esse texto para o Blog.
Moral da História: Rituais ajudam a organizar as ideias... Pelo menos as minhas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário